top of page

Parque da Cidade

O Parque da Cidade de Jundiaí é um lugar perfeito para quem está na região e quer praticar esportes, ou simplesmente fazer um passeio com a família, lá você pode levar sua bicicleta, o se preferir alugar uma, e pedalar tranquilamente, sem receio...pode também caminhar ou correr para os mais preparados.

Para os amantes de esportes com bola, lá você pode jogar futebol, basquete, vôlei e as vezes alguns se arriscam até em futevôlei (é pra rir...kkk)....para aqueles que gostam de modelismo, você pode encontrar outras pessoas com seus diversos modelos travando incríveis disputas.

Outra atividade bem legal que encontra lá é a possibilidade de praticar caiaquismo, após fazer um teste prático e apresentar alguns documentos (isto é feito em datas especificas) você pode utilizar caiaques disponíveis lá, ou levar o seu próprio.

Enfim, se você estiver num final de semana à toa achando que não há nada para fazer, pegue sua família ou amigos e de uma passada lá...você com certeza vai mudar seus conceitos....

Sítio - Serra das Paineiras

05.08.2012

Para quem está com vontade de fugir da correria e dos odores da cidade moderna, em Jundiaí, a aprox. 50 Km de SP está localizado o Sitio Serra das Paineiras, na estrada Laranja Azeda - entrada pelo bairro Santa Clara - o acesso não é dos melhores, nem muito fácil, por isto cuidado, mas no final compensa, este local é voltado ao contato com a natureza. Ali o visitante é recebido com um belo banquete de recepção, após isto é possível realizar um turismo rural pela propriedade, ter contato com a natureza e animais, fazer uma trilha muito bacana, e participar de uma gincana educativa, que no final conta com o plantio de uma muda de árvore para ajudar no futuro das nossas gerações, o mais interessante disso tudo é que você pode ter contato com animais de várias espécies e ainda interagir com pessoas de outros lugares....neste dia tivemos a companhia dos nossos amigs a Dani e o William, eles foram nossos parceiros na gincana, e juntos conseguimos encontrar uma importante ferramenta que ajudou no plantio da muda.......depois destas atividades o que esperava era um belo almoço preparado no fogão a lenha.

Pois é, este lugar existe sim e é perfeito para quem procura paz para poder relaxar aos pés de uma linda paineira.....

Serra do Japi -  Trilha das Jabuticabeiras

A Serra do Japi estende-se por três municípios, sendo eles Jundiaí, Cabreúva e Cajamar.  A maior fatia da Serra pertence à Jundiaí, e foi eleita pelos cidadãos como um dos maiores patrimônios da cidade, e é um dos últimos vestígios de floresta continua em São Paulo, possuindo uma grande diversidade de fauna e flora. Um lugar destes não se pode deixar de cuidar, por este motivo tornou-se uma APA (área de proteção ambiental) e em Jundiaí existe o projeto Nossa Serra, muito bacana, que tem como finalidade a educação ambiental, conscientização e aproximação do cidadão com Serra.

Claro que não poderíamos deixar de explorar esse lugar, afinal esta no “quintal de casa”, rsrs, através do projeto Nossa Serra contatamos uma guia, a bióloga Paula, que é uma das monitoras autorizadas (a entrada para trilhas na serra é permitida somente com monitores credenciados na prefeitura de Jundiaí, e não adianta querer burlar as regras, as trilhas são patrulhadas pela guarda municipal, e aventureiros sem guia acabam escoltados para fora da mata!), há um site do projeto (http://www.jundiai.sp.gov.br/projeto-nossa-serra/) com os contatos dos  monitores autorizados e datas das visitas..... Ah tivemos o custo de $30 por pessoa pagos à guia.

A trilha escolhida foi das Jabuticabeiras, ela tem no total 15km de percurso com duração máxima de 8hs, é classificada como difícil, mais pela extensão, pois não encontramos grandes obstáculos! Quem classificou esta trilha como nível “hard” não conheceu a trilha para cachoeira da Fumaça, rsrsrs, amigo essa sim é “punk”!!!

O dia estava nublado, com algumas aparições tímidas do Sol, perfeito para caminhar e com maior probabilidade de ver diferentes tipos de animais. Embora não tenhamos encontrado muitos animais no caminho, fato que pode ter sido ocasionado porque estávamos com um grupo muiiiiiiitoo barulhento e isto com certeza os espantou ... vimos muitas borboletas, lindas por sinal, muito coloridas ... vimos também futuras borboletas, lagartas, estavam em "pencas" nas árvores ... como havia chovido dias antes, encontramos muitos sapos, entre eles espécies raras, como o sapo de chifre, e muitos sapinhos, pequenos, tipo pequenos mesmo, do tamanho de uma unha, fotografar foi difícil, rsrs ....  escutamos muitos cantos de pássaros, mas vimos poucos ... topamos com a aranha flor, linda, toda amarela .... Aprendemos a diferenciar a qualidade do ar, observando a presença de "manchas" nos troncos das arvores, cientificamente conhecido como líquen, quando há manchas avermelhadas nas árvores significa que o ar esta muito puro  e com ótima umidade relativa e se as manchas forem verdes a qualidade é muito boa, ou seja respiramos ar puríssimo o dia todo, muitas árvores com estas manchas lá .... Passamos por algumas propriedades de famílias antigas jundiaenses, algumas estavam até abandonadas , hoje é claro não se pode adquirir nenhuma área lá, e das que existem há especulações para desapropriação ... A metade do caminho é demarcada  por uma cachoeira, pequena mas muito bela, perfeita para um piquenique  e um banho gelado ...

Excelente refugio para os amantes das natureza!!!

bottom of page