top of page

Joanópolis

21.11.2009

Diz a lenda que em noites de lua cheia à meia noite um homem vira lobo ... “ôÔôÔô olha o lobisomem “ ... Será mesmo?

Tradicionalmente conhecida como a “Capital do Lobisomem” Joanópolis esta localizada no extremo norte do estado se SP - na divisa com MG, e embora cultivem a lenda por anos.....asseguramos que não “topamos” com nenhum lobisomem por lá!!

Nossa primeira aventura juntos (talvez por isso consideramos como uma das melhores e mais inesquecíveis!!!), numa manhã de sábado ensolarado pegamos a estrada que liga Jundiaí a Jarinu (Av. Humberto Cereser), estrada ótima para os amantes da natureza,  pois é cercada de paisagens campestres, vistas interioranas, e o sossego do campo. Porém, apesar de todas essas belezas o que ela reserva para os motoristas, é um punhado de curvas sinuosas, o que torna seu nível de dificuldade elevado devido à mesma ser uma pista simples, sem proteções laterais e sem acostamentos. Bom, chegamos a Jarinu, e de lá seguimos pela Rod. Edgar Máximo Zamboto até encontrar a Rod. Dom Pedro I - sentido Atibaia, mais alguns quilômetros e logo após passar o pedágio tínhamos o acesso a Rod. Fernão Dias Paes Leme - sentido MG, por essa seguimos uns bons quilômetros, mais um pedágio (não muito caro esse - pedágios desta Rod. tendem a serem baratos) e logo veio o acesso a Joanópolis, na verdade Joanópolis é a ultima cidade do estado de SP naquele sentido. Lembra no começo que falamos da estrada de Jarinu, pois é, lá a estrada era nível médio....a de Joanópolis é HARD, e ai fica o conselho pra quem vai pra estes lugares (e pra qualquer outro - isso é para o dia-a-dia) estas estradas são perigosas, então respeitem elas, suas velocidades, vai descansado e jamais beba bebidas alcoólicas antes, pois sua vida e dos demais vale muito mais.

Ah! Tuuudooo isso sem GPS e quem dirá WAZE, não possuíamos na época, estudamos o mapa na noite anterior e fomos com a cara e coragem.

Na estrada que dá acesso a Joanópolis, bem no meio do trajeto, encontramos uma parada sensacional, todo mundo para nesse lugar, é uma vista fantástica da Represa Jaguari, que abastece as cidades dessa região e que faz parte do sistema Cantareira, deste ponto é possível ver a grandiosidade da represa e as belezas que a cercam (atenção: só tome cuidado de parar o carro neste local, pois ele fica em uma das curvas da estrada, então tem que parar o carro um pouco antes, e parar bem fora da pista para evitar acidentes). De lá seguimos para a cidade e já na entrada paramos em um posto de informações turísticas onde fomos muito bem recepcionados (a dica é pegar um mapinha que mostra os atrativos da cidade).

Não podemos deixar de mencionar isto, a gasolina! Sim a gasolina, tão pura quanto ar da cidade, enchemos o tanque e andamos, andamos, voltamos para nossa cidade andamos mais um pouco e não abaixou, pensamos até que  ponteiro havia quebrado, mas não, a gasolina é dos deuses mesmo!!!

Saímos sentido cachoeira, passando pelas harmoniosas e charmosas ruas que rodeiam a praça da igreja matriz, que são de paralelepípedos....no topo da cidade na saída para a cachoeira fica um ponto de parada obrigatória, é o Empório da Cachoeira, uma lojinha de lembrancinhas e outras especiarias (sério tem de tudo lá!), inclusive réplicas de lobisomens. A partir deste ponto são mais 18km  até a tão esperada cachoeira....de estrada HARD....mais que vale muito a pena, na chegada o visual de longe já é incrível, a vista dos 154m de queda d'água....impressionam....FANTÁSTICO....na entrada é pago uma taxa por pessoa (na época R$ 5) e você tem acesso ao parque, que dispõe da cachoeira, mini cachoeiras que se formam abaixo, algumas piscinas naturais, etc...muito bom.

Como chegamos próximo ao horário do almoço decidimos almoçar primeiro, antes de entrar na água, ali existe um restaurante com comida típica mineira, nossa muito boa (não lembramos o nome agora, mais vale a pena). Após o almoço enquanto esperávamos a comida fazer digestão, decidimos explorar as opções por ali, ao lado do restaurante, esta a sede do Eco Fazenda Cachoeira (equipe que administra o local), eles oferecem várias opções de lazer adicionais como bóiacross, tchibum, tirolesa.....e o que nós escolhemos neste dia, o passeio de JEEP até o alto da cocheira (todos os itens tem seu preço tabelado)....loucura....pegamos um JEEP com mais uma galera e fomos, quando se chega lá no topo, é necessário fazer mais uma pequena trilha de nível de dificuldade baixa para nos deparar com o que tinha de mais indescritível naquele lugar....ali é a nascente do Rio Piracicaba, algo que só Deus poderia fazer, nada do que escrevermos aqui, ou foto que colocar vai conseguir mensurar a grandeza e a beleza desta cachoeira...era um momento único para nós dois....ficamos ali contemplando aquilo durante alguns minutos, até o guia solicitar o retorno (na descida fizemos amizade com uma família super gente fina de Santo André - que não recordamos o nome, mais que foram muito legais com a gente).

Quando voltarmos para a base da cachoeira decidimos que era hora de aproveitar aquela água e lavar nossa alma, nadamos, brincamos, namoramos, depois ficamos curtindo o frescor da tarde deitados na grama sob algumas árvores por ali, sentindo o calor do Sol, no final da tarde, quando decidimos ir embora, encontramos novamente aquela família, e estavam decidindo ir até o morro Gigante Adormecido (tem esse nome, porque se você olha de longe consegue ver claramente as curvas do que parece uma pessoa deitada - talvez seja um TRANSFORMER....kkk), bom como eles estavam animados decidimos ir com eles, perguntamos para algumas pessoas como se fazia para chegar lá, e saímos da cidade, voltamos a Rod. Fernão Dias e seguimos sentido a Extrema (segundo falaram era o melhor acesso), chegando a  Extrema fomos sentido a subida para o morro (acesso a torre de energia), porém quando falaram o melhor caminho, ninguém falou para nós que era melhor ir de JEEEP, é uma subida e decida animal!!  (quase acabou com o carro, dica: se for lá vai de 4X4 ou contrata um Jipeiro na cidade para te levar). Enfim depois de um caminho árduo, porém cheio de belezas, chegamos lá em cima, lá existe uma rampa que é usada para saltos de parapente ou asa delta (estava fechado quando chegamos lá) com cuidado é possível chegar até a beira e contemplar toda a beleza do mais de 1800m de altitude, onde é possível  até ver o Vale do Paraíba....ficamos ali aproveitando o entardecer com aquela vista incrível de montanhas verdinhas à nossa frente ...encerrando nossa aventura, dia maravilhoso, companhia perfeita....alma renovada.

bottom of page