Chapada Diamantina

16.08.2015

Ah como descrever tamanha beleza desse lugar ... fotos e palavras no mundo não vão descrever ... somente estando lá... e só de lembrar da vontade de voltar, rsrs

Quando escolhemos este destino, buscávamos sossego, paz, um lugar tranquilo, mas ao mesmo tempo um lugar cheio de aventuras e que fosse rodeado por aquilo que amamos, a NATUREZA!! E acertamos ...

Saíamos de Campinas, em um voo da AZUL até Salvador (novamente conseguimos passagens sem nenhum custo, somente utilizando pontos de voos anteriores e cartão de crédito), onde a aventura começa  ... tivemos que fazer uma escala e trocar de avião, pois é ... na verdade não é bem um avião, é um “teco-teco” (diz o Edimar, rsrs), um avião de porte pequeno e um tanto barulhento - se você tiver sensibilidade auditiva a dica é sempre carregar um protetor auricular quando for viajar de avião, evita dores posteriores,  assim seguimos voo com destino à Lençóis-BA, mas na verdade o aeroporto é em Tanquinho (isso é o nome de uma cidade, rsrs), acreditamos que pelo tamanho da cidade a companhia aérea preferiu colocar uma cidade mais conhecida como destino, rsrsrs, afinal se alguém pesquisasse na Internet era capaz de desistir com a primeira impressão de Tanquinho. Ao pousar em Tanquinho entendemos o porque do “teco-teco”, é um aeroporto de porte pequeno, com pista curta, por este motivo requer um avião de porte menor, porém super ajeitado e não tivemos nenhum problema ao chegar, a dica aqui é apenas se atentar sobre um meio de transporte até Lençóis ou qualquer que seja seu destino depois, para se ter mais segurança que não vai ficar na mão, porque a quantidade de pessoas que chegam, somente os taxis que ficam na porta do aeroporto talvez não seja suficiente...  nós dividimos um taxi com mais dois turistas ... o que também é uma dica interessante, pois para qualquer lugar que você for as distancias dali não são muito curtas (Aeroporto → Lençóis = 27 Km) o que torna o custo meio salgado, dividindo o transporte com outra pessoa fica mais de boa.....

Bom, chegamos em Lençóis ainda estava claro, a tempo de começar a conhecer a charmosa cidadezinha, ruas estreitas de paralelepípedo, construções antigas e coloridas ... Todos te olham com a certeza de que você é um turista, rsrs, é engraçado!! Mas não pensem que é uma cidade pacata, todos os dias chegam turistas de toda a parte do Brasil e do mundo ... as noites são agitadas, com direito à musica ao vivo, bares, restaurantes, tio do cachorro quente ... tem de tudo e pra todos os gostos!! Deixamos nossas coisas na pousada ( Pousada Bons Lençóis – recomendamos a estadia, as acomodações são gostosas, fomos bem recepcionados e possui um agradável café da manhã).... bom já que ainda era tarde de domingo....descansar que nada!! Bora conhecer a cidade, e claro que não tínhamos guia, rsrs, o jeito foi cara de pau e usar extinto de aventureiros para ir ao nosso primeiro passeio ... PARQUE SERRANO .... é super fácil e da pra ir à pé ... a entrada, fica subindo a pracinha da cidade, logo atrás da câmara municipal...lá tivemos a primeira amostra das belezas que encontraríamos  ... o lugar é conhecido pelas piscinas naturais, pelas cachoeiras, e também devido as formações rochosas criou-se no entorno uma espécie de salões, estilo cavernas desenhadas ao logo do tempo pela força da natureza, como é um lugar alto é possível ver as montanhas ao redor da cidade e ver do alto a pequena cidade de Lençóis, a única dica aqui neste lugar, se fizerem como nós, irem explorar o lugar próximo ao anoitecer, levem lanterna!! Escurece muito rápido e também fiquem próximos de grupos, pois é um lugar muito fácil de se perder .... também é bastante prudente passar repelente.

Segundo dia – GRUTA DA LAPA DOCE E PRATINHA ... pulamos cedo da cama ... tomamos um belo café da manhã e pé na estrada. Saindo de Lençóis, pega-se a direção de Iraraquara (77Km). Preocupados com o tempo... lá não é um lugar muito previsível, pelo menos não na época que fomos, o dia amanheceu bem nublado e um pouco frio. Mas no caminho o tempo foi abrindo ... as nuvens foram ficando pequeninas e sol foi perdendo a timidez e deu o ar da graça ... primeira aventura do dia ... GRUTA DA LAPA DOCE ... sensacional, é um mundo de baixo da terra .... lá conhecemos as estalactites e estalagmites, traduzindo, rsrs, são formações decorrentes do gotejamento da água mais outros minerais como magnésio por exemplo através das fendas, essas formações encontradas em cavernas.....fora o show de imagens que o lugar é pois cada formação te dá a impressão de estar vendo alguém ou algo, o ápice do passeio é quando bem no meio da gruta todas as luzes das lanternas são apagadas e todos ficam em silêncio, é impossível não se emocionar com aquela sensação de silencio absoluto e paz profunda onde é possível escutar as batidas do coração de quem está ao seu lado ... Show de bola!! De lá seguimos para PRATINHA .... lá é fofo ... também tem uma gruta alagada, e é legal porque você explora a caverna fazendo flutuação, a água é cristalina, e você pode ver os peixes nadando até mesmo de fora ...linda! Depois de explorar a caverna você pode tomar um delicioso banho nas águas clarinhas (água gelaaaaadaaaa, rsrs). Na PRATINHA vivemos duas sensações vimos a água clarinha, pois ela nasce dentro da gruta, porém de repente ela ficou escura, engraçado neh! Escutamos um guia falando que isso ocorre porque a água da gruta encontra com a água de um rio próximo e em dias que esta ventando muito a água do rio corre em sentido contrario e invade o espaço da água da gruta e por este motivo fica escura. No mesmo local é possível visitar a GRUTA AZUL, o melhor horário é a partir das 14:10, que é quando o raio de sol incide sobre a água ... é coisa Divina ... a água tem uma cor azul incrível ... é muito bonito!!! Neste local não é permitido nadar ...  Bom, tudo tem um preço e como o turismo é a principal fonte de renda local, todos esses passeios foram pagos (LAPA DOCE – R$ 20/pessoa se estiver num grupo ou R$ 45 se estiver só  / PRATINHA – R$ 20 por pessoa).

Optamos por dormir próximos aos locais que iriamos visitar, e um não é próximo do outro, cada dia dormíamos em uma “vila”.... por isto outra dica é alugar carro (nós alugamos em Lençóis um gol, na locadora LUKDAN - era o que tinha, mais pelo valor valeu ... kkk) e em certos momentos pensamos que o carro não aguentaria, kkkkk, porque a maior parte do tempo só estrada de terra, mas não tivemos problemas e deu tuuudooo certo...incrivelmente ele não desmontou. Então, saímos da Pratinha, e pé na estrada com destino ao Vale do Capão (saindo de Iraraquara passando por Palmeiras são 62Km), outra dica se estiverem de carro abasteçam na cidade de Palmeiras (é o ultimo posto de gasolina q tem na redondeza nesta direção, kkkkkkk , claro que o Edimar não abasteceu, porque pensou que teria outro posto à frente... SQN :/ ) .... digamos que tinha estrada hein até o tal do Vale do Capão ... anda ...anda...anda mais um pouco .... o que compensava eram as beleza das paisagens do caminho ... bom continuando andando ... resolvemos parar na primeira vila para nos informar, e por sorte paramos um casal (a Keila e o Edson) que também estavam perdidos, kkkkk, e ali começava uma amizade, diferente de nós eles estavam à pé ... isso mesmo, à pé ... tem louco pra tudo ...kkk ... eles fizeram uma trilha que sai de Lençóis até o Vale do Capão, diz eles que são 7hs de caminhada .... mais com paisagens incríveis. Enfim, demos caronas pra eles, e não demorou muito achamos o Vale do Capão, já estava anoitecendo e querendo começar chover, por isso desta vez optamos por não explorar o lugar e ficar na pousada (muito boa por sinal, Pousada Vale do Capão, "super bem" sinalizada, um lugar lindo e elegante, as acomodações muito gostosas, menu variado para jantar e um café da manhã farto – recomendamos!!!)

Terceiro dia - CACHOEIRA DA FUMAÇA – Vale do Capão ...  não é difícil de localizar a entrada  para a cachoeira ... é muita famosa e todos indicam onde é ... na entrada tem uma associação, onde um pessoal registra todas as pessoas que entram para fazer a trilha para cachoeira, e na volta tem que passar novamente para informar que você voltou, e para aqueles que desejarem eles também indicam guia. Neste local não é obrigatório pagar para entrar, o pessoal divulga um trabalho voluntário de conservação da mata e pedem uma contribuição de qualquer valor. Não sabíamos, descobrimos na hora, mas tem um limite diário máximo de pessoas para visitar o local de 120 pessoas, e no dia que fomos a placa marcava que já haviam subido cerca de 35 pessoas isso as 10:15h da manhã...ahh outra regra é que só se pode subir até o meio-dia....  Mais uma vez sem guia, kkkk, fomos nós para um dos passeios mais deslumbrantes das nossas vidas ... não vamos mentir ... a caminhada é difícil ... principalmente porque a primeira metade do caminho é subida ... mas vale muito à pena ... depois que passa a subida é mais tranquilo, ainda tem uma boa caminhada, mas é plano ... essa parte é conhecida como chapada, e nesta fase tem que se tomar cuidado para não se perder ... (lembra do casal que conhecemos?! a Keila e o Edson, então, eles foram antes da gente e como tinham poucas pessoas no momento que eles foram, acabaram se perdendo .... kkk ... mas por sorte um grupo encontrou com eles e os ajudaram) em todos nossos passeios tivemos sorte de ter bastante grupos de turistas, então nós os seguíamos ... no dia anterior havia chovido, o alagou um trecho da trilha, bizarro ...parecia um pântano ou um mangue ... kkkkkk.... água na altura do joelho, mas muito gelaaadaaa ... depois da subida essa foi a parte mais difícil ... neste momento ganhamos mais dois amigos , a Kelly e o Edinho, e seguimos caminho com eles, o que nos deixou mais confortáveis e menos preocupados em nos perder ... porque ele é “trilheiro” já conheceu muitos lugares, ta acostumado neh! A caminhada ficou até mais curta, assunto é que não faltava, as aventuras deles e as nossas ...vixe falamos hein!! Quase chegando, tivemos que atravessar um rio, nada difícil, apenas tiramos os sapatos para não molhar e nos apoiamos em uma corda para não escorregar na travessia ... foi legal!! Mais 5 minutinhos andando e ..... ah o que era aquilo?! É emocionante ver tamanha beleza ... tivemos sorte de chover no dia anterior e a queda d’agua da cachoeira estar forte, o nome da cachoeira deve-se justamente porque cai apenas um fiozinho d’água e como é muito alto de uma visão de baixo as gotas lembram fumaça .... essa é a segunda maior cachoeira do Brasil ... é um lugar bem alto uma vista incrível ... conhecemos então o que se denomina chapada, são camadas de pedras uma sobre as outras ... formando grandes paredões....com grandes fendas/passagens entre eles...o que leva os historiadores a crerem que ali já foi oceano um dia. ... é L I N D O ... advinha quem encontramos lá?! A Keila e o Edson ... tinham chegado pouco antes de nós ... entre amigos ... ficamos apreciando toda aquela visão por um tempo ... da pra ficar horas apreciando ... mas o caminho de volta é longo ... kkk .... voltamos todos juntos ... ah fica dica ... levem o que comer ... porque da fome ... e lá é perfeito pra fazer um piquenique. Registramos nosso retorno as 16:15..... Nos despedimos da Keila e do Edson , porque eles iam continuar a aventura deles a pé ... e a Kelly e o Edinho seguiram conosco por mais um tempo, porque assim como nós eles estavam dormindo cada dia num lugar, porém foram mais ousados e preferiram não alugar carro, segundo eles o meio de transporte era decidido na hora, kkkk ... deixamos eles em Tanquinho (lembram? A cidade do aeroporto, rs) e de lá seguimos para Itaetê.

Vejam bem, muita atenção ... não vão pra Itaetê .... kkkkkkkkkk ..... é longe demais (do Vale do Capão são 200Km), a estrada é péssima - tipo 40Km de terra e um resíduo de asfalto antigo que é pior do que a terra, não tem uma alma viva no caminho caso precise de algo ... estava de noite, e esse lugar parecia que nunca ia chegar, suspeitamos que nem existisse ... kkk ....quando finalmente chegamos lá estávamos atravessados de fome...e pra achar um lugar pra comer em uma cidade que não tem estrutura nenhuma...felizmente encontramos um restaurante simples mais muito gostoso...que estava quase fechando e que foi nossa salvação. Se você for pra lá fique em Andaraí e depois pegue a estrada cedinho!!

Quarto dia - POÇO ENCANTATO E POÇO AZUL .... passamos a noite em Itaetê (Pousada Poço Encantado – é simples, porém super ajeitada e com café da manhã simples, compensados pela simpatia dos donos), apesar de ficar longe, é o local mais próximo do POÇO ENCANTADO e POÇO AZUL, e acertamos com relação à ordem dos lugares a serem visitados .... esses tem horário certo pra pegar a parte mais bonita, o raio de sol refletindo na água. O primeiro lugar visitado foi o Poço Encantado, estava uns 25 minutos da pousada onde dormimos, pra variar a estrada não é das melhores... mas tem indicação do lugar no caminho.... o melhor horário pra visitar é das 10:00 as 13:15, pagamos uma taxa de $ 20 por pessoa, o que inclui um capacete com lanterna e um guia, o acesso é nível médio, o problema é a volta (uma mega escada, rsrs) e o que podemos dizer deste lugar ... que verdadeiramente é encantado ... água cristalina ... azulzinha ... e o efeito do raio de sol sobre a água é E S P E T A C U L A R ... lindo ... não é permitido nadar, a justificativa é a preservação uma vez que protetor solar, cremes, etc. , podem poluir a água ... e ta certo! Tamanha beleza tem que ser guardada com o máximo de zelo ... e é um passeio rápido ... pouco antes das 11hs estávamos saindo de lá ... e pé na estrada ... destino: Poço Azul ... esse foi mais ou menos 1hs de estrada....a estrada é uma vicinal sentido Nova Redenção ... com direito a travessia de balsa (pagamos $ 20) e para nós foi novidade, não tínhamos andado até então ... maior legal! Depois da balsa nem 5 minutos chegamos ao Poço Azul .... o melhor horário para visita é 12:30 as 14:30 .... tem uma taxa de $ 20 por pessoa, que inclui guia, colete e snorkel ... este é permitido entrar na água e faça isso ... porque é bom de mais ... é fascinante o lugar ... água cristalina ... gostosa ... e tbm é azulzinha ...é uma sensação diferente nadar em uma gruta ... ver o fundo a uma profundidade de aprox. 40m... e o raio de sol tbm dá um efeito magnifico na água ... fica lindo ... é um passeio rápido também ... o tempo na água é em torno de 15-30 minutos dependendo do volume de pessoas, o acesso é de nível fácil ... e neste lugar tem um restaurante de comida caseira (nós não provamos, levamos lanche) ... ainda era cedo ... dava para adiantar um dos nossos passeios, que em nosso roteiro estava previsto para o dia seguinte.... pé na estrada ... destino: Lençóis – PINTURAS RUPESTRES .... então paramos em Tanquinho para nos informar onde era, não é nada difícil, mas erramos o local ... kkk ... acontece neh (isto não falamos no começo, mais erros de percurso aqui podem acontecer principalmente porque GPS convencional não pega sinal lá, celulares também não dava sinal, então estávamos só na bússola e no mapa improvisado de mão, acho até que nos saímos bem se considerarmos que nunca tínhamos estado em uma situação parecida...isolados).... e fomos parar em um outro ponto turístico ... CACHOEIRA DO MOSQUITO ... é bem sinalizada, porém é longinho ... chegamos quase no final do dia ... paga-se uma taxa de $ 10,00 por pessoa, que para nossa opinião pra nada ... não tem controle de entrada e saída , não tem guia, é por si próprio .... é um lugar bonito, a cachoeira é linda ... mas é um lugar pra se passar pouco tempo ....... a e só pra constar ela faz jus ao nome, realmente tem mosquitos lá...então lembre do repelente neste lugar também...

Quinto dia – MORRO DO PAI INACIO .... ahhhhh ultimo dia da viagem ... como tínhamos antecipado um dos nossos passeios ... tiramos o dia para descansar ....ficar de boa!!  recomendamos isso e gostamos da ideia ... a partir dessa viagem tentaremos fazer isso em todas .... Passamos a noite em Lençóis (pousada Bosque do Lapão – são chalés, super legais, acomodações gostosas, um lugar bonito, café da manhã simples e tem piscina... recomendamos!!) ... o dia foi pra acordar tarde ... dar uma volta na cidade de Lençóis ... gente ... eles fecham no horário do almoço ... kkkk ... no que deu tempo andamos em algumas lojas de presentes (muito artesanato, camisetas dos principais pontos turísticos e doces típicos) as lojas reabrem a parir das 18hs. Voltamos para a pousada curtimos um pouco a piscina ... e as 15:30 pé na estrada de novo... ainda faltava conhecer um dos pontos turísticos mais famosos da Chapada Diamantina ... o Morro do Pai Inácio (tem uma taxa de R$ 5 por pessoa) ... deixamos para o final do dia porque queríamos ver o famoso pôr do sol ... Chegamos num horário bom, é bem pertinho de Lençóis, e tem uma trilha média de 20min para se chegar no topo...e sabem de uma coisa... é difícil descrever o quão lindo é este lugar, é cercado de paisagens belíssimas - montanhas, vales, morros ... são 360° de pura beleza ... e o pôr do sol ... o que á aquilo?! É emocionante ... sem dúvidas este foi até o momento uns dos fins de tarde mais belos de nossas vidas ... o sol deu espetáculo ... muitas pessoas o assistiam e sob aplausos as 17:41 “on time” ele se pôs ...  este com certeza é obrigatoriamente para quem for à Chapada um local para visitar e preferencialmente vejam o por do sol ... recomendadíssimo!! Fechamos com chave de ouro uma das mais incríveis de nossas viagens ...

Sexto dia ... Volta pra casa ... é não teve jeito ... a volta foi mais difícil, porque queríamos economizar com passagem aérea, voltar por Lençóis (Tanquinho na verdade, rsrs) sairia muuiiitoo caro e só os pontos não daria, então resolvemos pegar um busão de Lençóis até Feira de Santana, e de lá pegar um  voo para Campinas, financeiramente é viável, masss cansa ...saímos cedo de Lençóis, foram mais ou menos umas 4hs30 de estrada..  ah fica a dica se alguém fizer como nós, almocem no centro de Feira de Santana, porque não tem restaurante no aeroporto e nem nas proximidades (ou seja nós ficamos famintos ... kkkk), o aeroporto é recém-inaugurado e não possui estrutura nenhuma para receber pessoas ainda, então se estiver com fome, antes de ir ao aeroporto arrume algum lugar na cidade para comer. De Feira de Santana fizemos escala em Belo Horizonte, e de BH fomos para Campinas ... Ufa chegamos em SP!! Rsrs

E se nos perguntarem se em algum momento nos arrependemos da escolha do destino, com toda certeza diremos que não .... se nos arrependemos de todo esforço para chegar à cada ponto turístico ... não, não nos arrependemos. Vale a pena? M U I T O ... Se recomendamos? Ta fazendo o que ainda aí meu amigo ... bora conhecer a Chapada Diamantina .... Se voltaremos? com certeza ...